Planejar... Replanejar... Refletir!
Parcialmente Nublado (Disney/Pixar 2009)
“Parcialmente Nublado” eu considero uma excelente animação da Disney. Podemos fazer uma analogia com a nossa realidade, com o nosso dia a dia em sala de aula. Convivemos com uma diversidade enorme de alunos e mesmo com todos os desafios que enfrentamos, nunca desistimos dos nossos objetivos. Sempre estamos revendo nossa prática pedagógica, planejando, replanejando, refletindo! Buscando aprimorar metodologias e estratégias para melhorar nossas aulas. Buscando atender as necessidades de aprendizagem de “cada aluno” e oferecer um ensino de qualidade para “todos” os nossos alunos. (Prof. Vanderley AC)
“Todo planejamento refere-se a um projeto, sem o qual não passa de burocracia sem valor. Planejar significa organizar as ações de modo racional. Não basta ter metas valiosas, é preciso planejar o que deve ser feito. Não se pode fazer tudo ao mesmo tempo, há que se estabelecer prioridades, criar uma sequência de ações, determinar a ordem de marcha, avaliar os resultados em cada etapa.” (Prof. Dr. Nílson José Machado)
PROJETOS
Futebol da Escola
Jogando no Tempo Livre
Conscientização Ambiental na Escola
Usando bem que mal tem
Jogando a Alfabetização para o alto
Como é bom brincar
MATRIZ CURRICULAR ANOS INICIAIS
Clique aqui
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - ANOS INICIAIS
Clique aqui
1 - Lenga lenga
• Nós quatro,
Eu com ela
Eu sem ela
Nós por cima
Nós por baixo.
( realizado em grupos de 4 pessoas, e vai ficando mais rápido a
cada rodada que se canta )
2 – Cabo de guerra
• Se forma um quadrado ( pode ser usado o quadrado demarcado no
piso da escola ), cada aluno fica em uma ponta do quadrado, e um quinto aluno
fica no centro, a cada comando de quem está no centro do quadrado, todos mudam
de lugar, quem está no centro do quadrado, deve direcionar-se a uma das pontas
do quadrado.
Variações: coelhinho sai da toca, onde duplas formam a toca
e um terceiro aluno é o coelho que fica no cento da toca, ao comando “
coelhinho sai da toca”, quem é coelho deve mudar de toca.
Casa, Inquilino e terremoto, onde duplas formam a casa e um
terceiro aluno é o inquilino que fica no cento da casa, ao comando “ casa”,
quem é casa deve mudar procurando outro inquilino, ao comando “
inquilino”, quem muda as casa ficam paradas e o inquilino deve mudar de casa,
ao comando “ terremoto” todos devem mudar casa pode virar inquilino, e
inquilino pode virar casa.
3 – Cobra-cega
• Um aluno fica vendado e deve tentar pegar os outros que estão espalhados pelo , espaço.
4 – Garrafão
• Faz um desenho no chão de um grande garrafão e separado o desenho de uma rolha, quem pega só pode pegar as pessoas que estão dentro do garrafão entrando pela boca do garrafão, quem está fugindo se estiver dentro do garrafão pode correr normalmente, fora deve ficar em um pé só, quem está fugindo pode entrar no garrafão por qualquer lugar, quem for pego fica na rolha aguardando alguém ir até ele e tocar nele para ser salvo e voltar a brincadeira.
• Pode ser feito um a um ou em equipe. Quando feito um contra um , coloca-se os alunos na lateral e cada um ganha um número, ao ser chamado o número o aluno levanta e vai disputar o cabo de guerra.
6 – Pique Bandeira depósito
• O que muda do tradicional, é que cada equipe recebe um cartão que representa a cor de sua equipe, pode ser colocado um cartão preto por exemplo que vale 10 pontos. Cada cartão que a equipe consegue depositar no pote vale ponto, se for da sua equipe, vale 1 ponto, se for da equipe adversária, vale 2 pontos. Ao ser pego o aluno deve entregar seu cartão ao adversário. No final soma os pontos para saber quem venceu.
7 – Escravos de Jô
• A música tradicional, começa em círculo, sendo cantada normal, depois vai acelerando, tirando o som até que se faz os movimentos, mas não se emite o som da música.
Escravos de Jó
Escravos de Jó jogavam caxangá
Tira, bota deixa o Zé Pereira ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue za (bis)
Escravos de Jó
Escravos de Jó jogavam caxangá
Tira, bota deixa ficar
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue za
( variações da letra )
8 – Pega pega corrente
• Pega pega normal e quem vai sendo pego, deve dar a mão ao pegador e se torna pegador também, formando uma corrente.
Variação: sempre que o pegador formar uma corrente com 4 pessoas,
deve separar virando duas correntes com 2 pessoas e assim sucessivamente, estas
correntes com 2 pessoas quando completam 4 deve separar, formando várias
correntes.
9 – Pula corda
• Pula corda tradicional, usando músicas como :
Um homem bateu em minha porta,
E eu abri,
Senhoras e senhores coloque a mão no chão
Senhoras e senhores pule em um pé só
Senhoras e senhores dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua.
Salada , saladinha,
Bem temperadinha,
Com sal, pimenta
Fogo, foguinho, fogão
Suco gelado, cabelo arrepiado,
Qual é a letra do seu namorado
A, B, C....
Com quantos anos você pretende se casar
Com 1, com 2, com 3 ....
10 – Queimada
• Variações: queimada xadrez onde tem a rainha, rei, cavalo e bispo, se queimar o rei acaba o jogo, se queimar a rainha, ela pode salvar todos do cemitério, se queimar o cavalo ou o bispo, eles tem que falar quem é o rei e a rainha da sua equipe.
• Queimada xadrez com bobo da corte, onde tem a rainha, rei,
cavalo, bispo e bobo, se queimar o rei acaba o jogo, se queimar a
rainha, ela pode salvar todos do cemitério, se queimar o cavalo ou o bispo,
eles tem que falar quem é o rei e a rainha da sua equipe, e o bobo não pode ser
queimado, sempre que a bola bate nele não acontece nada.
• Queimada com a rede de vôlei, onde só pode queimar passando a
bola por baixo da rede
• Queimada com duas bolas, uma vermelha e uma azul, meninos
queimas com a azul e só pode queimar menino, menina queima com a vermelha e só
pode queimar menina.
XADREZ - ( Trablho realizado pela Profª Edimara )
Nenhum comentário:
Postar um comentário